Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

O papel da Internet na identidade do individuo

Os meios de comunicação “enquanto dispositivos nucleares de socialização, de integração social e de reprodução cultural, desenvolvem um trabalho activo em torno das identidades” (Pissarra Esteves, 1999).
A Internet veio alterar a influência que os computadores têm sobre as pessoas, fazendo com que estes deixassem de ser meros instrumentos “mortos” e fazendo com que a realidade de hoje em dia seja a de que “os computadores não se limitam a fazer coisas por nós, fazem-nos coisas a nós, incluindo às nossas formas de pensar acerca de nós próprios e das outras pessoas” (Turkle, 1997). Enquanto meio de informação e meio de comunicação com particularidades bem demarcadas, a Web não só não deixa de ter uma forte influência na formação da identidade dos sujeitos, como tem sido responsável pela mudança desse processo de formação de identidades  de que falámos previamente.
Mark Poster afirma que a Internet tem influência na constituição da identidade do indivíduo, modificando aspectos da sua vida quotidiana, resultando na formação de “um sujeito instável, múltiplo e difuso” e tornando possível a compreensão do “self como múltiplo, mutável, fragmentado” (Poster, 2000).
Em jeito de conclusão posso dizer que “a uma teoria da identidade, qualquer que seja o âmbito das Ciências Sociais a que ela se possa aplicar, terá de andar associada uma teoria da dinâmica da identidade” in Infopedia.

Sem comentários:

Enviar um comentário